O equilíbrio entre o conhecimento de mercado e uma intuição empresarial precisa foi responsável pelo sucesso de várias empresas nas últimas décadas. Esses são os grandes atributos do empreendedor clássico: uma leitura correta dos negócios e a capacidade de intuir e decidir assertivamente a partir dela. A fórmula funcionou bem para muitas megaempresas ao longo dos anos, entretanto o mundo de hoje é um pouco mais complexo.
Como alguém pode afirmar conhecer um mercado que muda quase diariamente? Claro, existem segmentos menos propensos a oscilar, mas a ficha que vem caindo globalmente é de que tudo é bem menos estável do que parecia ser. Felizmente, a era da tecnologia da informação e da análise de dados está a serviço do empreendedor. O cruzamento de tecnologias e métodos analíticos compõe o que se conhece como Business Intelligence, “inteligência empresarial” em português.
Como fazer uma gestão eficiente de dados e informações, uma vez que eles se multiplicam em velocidade sobre-humana? Os empreendedores encontraram no Business Intelligence a oportunidade de segmentar e adaptar as análises informacionais aos seus próprios negócios, estudando o mercado de forma eficiente e direcionada. As empresas mais modernas já têm funcionários ou mesmo departamentos específicos para a função, embora muitos profissionais oferecem o serviço de maneira freelancer.
A lição
Em um mundo que capitaliza cada dia mais a informação, saber gerir dados é imprescindível para alcançar o sucesso em qualquer modelo de negócio. Por várias razões: para oferecer um produto relevante, para traçar a melhor estratégia e, em último caso, calcular uma maneira de minimizar prejuízos em algum eventual projeto mal sucedido.
Que tal começar analisando as informações e dados daqui do nosso blog? Preparamos conteúdos diversos sobre o mundo dos negócios e com certeza algum deles vai ser pertinente para você. Boa leitura!
Próximo texto: