Quem trabalha home office deve fazer muitos ajustes. Ter uma estação de trabalho própria, definir horários específicos e não utilizar pijama é apenas o início da mudança necessária para manter um alto nível de entrega. Portanto, para te ajudar, separamos algumas dicas que fogem do comum e auxiliam a manter o foco, mesmo trabalhando em casa.
– Trabalhe por produtividade
Trabalhar 8h por dia não significa, necessariamente, ser produtivo. Assim também ao invés de definir seu volume de trabalho baseado em tempo, estipule quais são as entregas diárias e semanais que devem ser cumpridas. Isso te dará flexibilidade para planejar sua agenda e definir se é preciso trabalhar todos os dias da semana ou não.
– Monte uma rotina própria para iniciar o home office
Definir gatilhos mentais te auxiliará a focar nas tarefas profissionais. Em geral, gatilhos são estruturas que ativam atalhos de decisão no cérebro. Assim como fazer o caminho de casa para o trabalho ajuda sua mente a entender que o momento de trabalhar está chegando, instituir uma sequência específica de atividades antes de iniciar o trabalho também facilita a mudança de mindset. Você pode, por exemplo, ser responsável por retirar a mesa do café da manhã, fazer a rega das plantas, passear com o cachorro, ler um site de notícias e verificar o checklist de tarefas do dia antes de iniciar suas atividades.
– Vá para um coworking
Sair de casa é a maneira mais segura de não ter as distrações comuns do dia a dia. Além de não disputar atenção com a televisão, a geladeira, o sofá e até a cama, os coworking são espaços de trabalho colaborativos que facilitam o networking e até o início de novos negócios. Estar em um ambiente com pessoas produtivas estimula um maior volume de entregas e permite o compartilhamento de conhecimento.
– Utilize métodos de gerenciamento de tempo no home office
Seja Pomodoro, Kanban ou GTD (do inglês, “Getting Things Done”), ter uma metodologia de gestão de tempo faz com que você saiba os momentos de focar e de relaxar durante o dia de trabalho. Defina o método que você mais se adaptar e cumpra rigorosamente as etapas definidas, sempre verificando, com a finalidade de ao fim da entrega diária, quais serão as tarefas do próximo dia.
– Automatize tarefas repetitivas
Nada de perder muito tempo com tarefas mecânicas e repetitivas. Para solucionar esse problema, utilize ferramentas de automação, como o IFTTT, e crie cadeias condicionais simples que levantarão informações para gerar um resultado programado e imediato de forma automática. Por exemplo: criar cards automáticos de atividades recorrentes no Trello; avisar a um cliente que você está chegando para a reunião quando passar por determinado ponto identificado pelo GPS; retornar uma ligação perdida com uma mensagem automática; salvar mensagens de texto no Google Drive. Com inúmeras possibilidades, ele conecta diversas ferramentas e serviços, eventualmente facilitando sua rotina. Assim, você otimiza seu tempo e se concentra em atividades mais complexas.
São infinitos os recursos e ferramentas que podem te ajudar a aumentar a produtividade na sua jornada de trabalho. O ideal é que você vá testando todas que achar que se encaixam no seu perfil profissional e, assim, definir a melhor metodologia que ajude a melhorar o seu desempenho ao longo do dia do seu home office.
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Gostei do conteúdo! Eu estava meio perdido, mas agora deu
uma clareada no que eu tenho que fazer. Vou colocar em
pratica. Obrigado!