Empresários ao redor do mundo enfrentam um dilema em comum: como gerir a equipe na “Era do Home Office”? A maioria das empresas adotou o trabalho remoto em caráter emergencial, em razão das medidas de isolamento social propostas pelas autoridades de saúde. Mas, não se pode ignorar o fato de que muitos processos foram beneficiados e muitos trabalhadores tiveram um aumento nos seus índices de qualidade de vida e produtividade.
Agora, com a retomada presencial das atividades, os gestores não podem simplesmente ignorar os números e resultados apresentados ao longo dos últimos meses.
Como proceder?
O primeiro passo para analisar a questão é separar as empresas em dois grupos. As que já funcionavam plenamente com seus trabalhadores em casa e as que tiveram que se adaptar “no tranco” ao Home Office. Embora entrar no trabalho remoto tenha sido um processo tumultuado para várias empresas do segundo grupo, sair desse sistema não precisa ser uma dor de cabeça tão grande. Por duas razões: a primeira é que foram meses de planejamento para o retorno. A segunda é que o Home Office não precisa necessariamente acabar para todos.
O sistema de trabalho híbrido surge como a maneira mais democrática e respeitosa para a realidade dos colaboradores. A ideia é basicamente a seguinte: se você pode seguir produzindo de casa e deseja isso, continue. Caso as condições não sejam ideais para os seus processos, existe a possibilidade de voltar para o espaço físico. É um modelo ideal para a equipe, mas como a empresa se adequa? Nesse contexto, o coworking surge como uma peça-chave.
O coworking é ideal para sistemas híbridos de trabalho, uma vez que o espaço ocupado é modulável e do tamanho preciso para os colaboradores que eventualmente precisem estar juntos presencialmente. Além disso, as salas de reunião e auditórios são importantes para reunir a equipe em ocasiões específicas.
Exemplos da casa
O NewWork possui exemplos positivos dessa nova realidade: a TagZag, agência de publicidade que funciona no espaço desde o começo das nossas atividades, optou por manter uma parte da equipe em casa, mesmo com a retomada presencial do coworking. Parte da gestão retornou fisicamente ao NewWork, de onde os processos da equipe criativa, que escolheu por seguir em casa, são coordenados. Eventualmente, caso algum integrante da equipe deseje retornar, o espaço da agência pode ser modulado para incluir esse funcionário.
O “Novo Normal” é um processo contínuo de tentativa, erro e acerto. O importante, afinal, é saber que o NewWork, maior centro de trabalho colaborativo da Paraíba. Está de portas abertas para que você encontre o melhor processo para sua sua empresa e suas atividades.