O que minha startup pode trazer de diferencial para o consumidor?

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Minha startup traz relevância ao consumidor? Será que meu cliente vai querer comprar meu produto? Meu serviço pode ser facilmente substituído pelo meu concorrente? O NewWork, separou algumas dicas para você, jovem empresário! Clique aqui e saiba mais!

Em 2019 muito se ouviu falar que as startups são a grande aposta do mercado na economia pelo – usualmente – modelo de negócio moderno, horizontal e exponencial.

Mas, para ingressar neste universo, não basta ter uma grande ideia. É preciso trabalhar duro, conhecer o cliente a fundo e ter coragem para correr riscos em busca de sonhos ambiciosos. E o mais importante disso tudo: trazer soluções para o cotidiano do seu consumidor. Para isso, você deve identificar quais são os reais problemas do seu público – porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece, não é?!  

De acordo com o STARTUPBASE, o Brasil hoje possui quase 13 mil startups. Dessas, 41% dos modelos de negócios são baseados em SaaS (Software as a Service), enquanto Marketplace e E-Commerce ficam entre 19% a 17% respectivamente. Educação, finanças, saúde e bem-estar são as maiores áreas de atuação dessas empresas. A pesquisa também revela que o estado de São Paulo concentra a maior parte das startups do país, com quase 30% do total. 

Apesar do cenário favorável e em crescimento, muitas dessas empresas não sobrevivem aos primeiros dois anos de vida. Os motivos são diversos, mas a O TAO Startups mapeou os principais: 

1- O mercado não precisa do seu produto/serviço (42%) 

Parece surreal, mas 42% das startups falham por um motivo muito simples: o produto/serviço oferecido não resolve um problema real do mercado. Mesmo com boa tecnologia, reputação, especialidade  e publicidade, as novas empresas fecham as portas porque não há demanda em escala para o que ela oferece. 

2- Esgotamento de capital (29%)

Este motivo está diretamente ligado ao primeiro. Se o mercado não precisa daquele serviço/produto, as pessoas não irão comprá-lo, interrompendo o fluxo de capital  da startup e levando 29% delas à falência. 

3- Não ter o time certo (23%)

A falta de diversidade no time, de colaboradores com diferentes skills, costuma ser um ponto crítico para uma empresa. Muitas startups acabam não dando certo por não conseguir formar uma visão 360 do seu negócio. 

4 – Falta de competitividade (19%)

Ser ultrapassado por competidores com um produto equivalente provém da mesma falha: se o produto resolve um problema pequeno e fácil de ser solucionado, é natural que os clientes procurarem por algo equivalente e mais barato.

5- Problemas com preço ou custo 

Se o valor do produto/serviço é maior que o problema do consumidor, ele não vai comprá-lo. Sua empresa não precisa ser a mais barata do mercado, mas ela precisa resolver uma dor legítima dos clientes, pois eles pagarão conscientemente se você trouxer soluções diferenciadas. 

A instituição ainda cita outras razões para as falências precoces: usabilidade não amigável; produto sem um modelo de negócio; marketing pobre e falta de relacionamento com o cliente. Mas como evitar essa realidade? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão: 

1 – Vá além da tecnologia: 

Tecnologia resolve problemas e automatiza processos, tornando-os mais rápidos e padronizados. Entretanto, há atitudes a serem adotadas que não dependem exclusivamente de tecnologias, porém, os clientes também são fiéis graças ao atendimento que recebem. Além disso, para startups que têm a tecnologia, mas não têm capital para montar uma estrutura física profissional, soluções de coworking e escritório virtual são uma saída interessante. 

2- Atendimento personalizado: 

A personalização no atendimento faz com que o cliente se sinta exclusivo, especial. É necessário entender a percepção que o cliente está tendo daquele atendimento. Todos querem ter suas necessidades atendidas da melhor maneira possível e identificar na empresa a preocupação em solucionar o problema naquele momento.

3- Espírito organizacional:

Em geral, as startups transformam seus colaboradores para que todos participem do crescimento da empresa (por muitas vezes desempenhando várias funções no início da operação) e coloquem em prática as suas ideias, pois o sucesso do negócio depende de todos.

E agora, está pronto para montar o seu negócio? Quer mais dicas como essas? Veja outros artigos sobre empreendedorismo e startups aqui no nosso blog e siga-nos nas redes sociais.

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